Como aliviar os sintomas da depressão com exercícios físicos

O treino de resistencia não é apenas bom para o corpo, é também para a mente, podendo ajudar no alivio dos sintomas da depressão. É isso o que afirma um artigo publicado na revista JAMA Psychiatry. O estudo descobriu que esse tipo de treinamento – com levantamento de peso e treino de força – está associado a redução significativa dos sintomas depressivos, além de fornecer os já conhecidos benefícios físicos, como prevenção de doenças crônicas e fortalecimento do sistema músculo-esquelético.

Segundo Gordon (autor do estudo e pesquisador da Universidade de Limerick, na Irlanda), seria ousado da parte dele dizer que os exercícios podem curar a depressão, mas as descobertas são importantes, pois treinar tem muitos benefícios.

De acordo com a revista Time Health, o treinamento de força mostrou-se tao funcional e eficiente quando os principais tratamentos para a depressão, como antidepressivos e terapias comportamentos. Outro estudo publicado no British Journal of Sports Medicine mostrou que o aumento do fluxo sangüíneo para o cérebro provocado pelos exercícios é capaz de mudar a estrutura e função cerebral a partir da produção de novas células cerebrais. Tal mecanismo desencadeia a liberação de substancias químicas, como as endorfinas que melhoram o humor.

Além de treinos de resistencia, há evidencias cientificas que apontam outras atividades capazes de melhorar os sintomas da depressão, como yoga, exercícios aerolitos e cardiovasculares – também conhecimento como treinamento cardio, ele pode ser definido como qualquer exercício que aumenta a freqüência cardíaca, como por exemplo, corrida, ginástica e dança.




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