Treino e meditação: a combinação perfeita

Fazer exercícios é ótimo. Meditar também. Mas quando essas duas atividades são associadas, os resultados se tornam ainda melhores.

 

É essa a premissa do MAP Training (Mental and Physical Training), conceito que surgiu nos anos 70 graças a ginastas russos que incluíam em seus treinos práticas de visualização – mas que só recentemente passou a ter seus benefícios estudados. Segundo Ellen Langer, professora do departamento de psicologia da Universidade de Harvard, que tem pesquisado há quatro décadas o conceito de mindfullness (prática baseada em técnicas milenares de meditação, que treina o cérebro para buscar, entre outros benefícios, mais concentração e redução do stress). Em seu estudo recente, Langer analisou um grupo de 84 pessoas que trabalhavam em empregos que exigiam maior esforço físico e como resultado, após quatro semanas, os participantes perderam 1 kg de peso corporal, reduziram a pressão arterial e as taxas de gordura. Como explicar? Através da mudança de mentalidade, o mesmo principio do efeito placebo.

Um novo estudo, da Universidade Rutgers, descobriu que essas atividades combinadas, qaundo realizadas apenas duas vezes por semana, é capaz de reduzir os sintomas da depressão em até 40%. Os estudantes que participaram do experimento relataram como principal melhora conseguir lidar melhor com os sentimentos negativos, além de terem se sentido mais dispostos e motivados no dia-a-dia. E esse foi resultado foi atingido com apenas dois meses de terapia.

Praticar meditação é como praticar um exercício físico: quanto mais você pratica, melhor você fica. Dentro da filosofia do yoga, de onde estão as bases da meditação – essas técnicas são tidas como mais avançadas, ou seja, seguindo os passos do yoga, você deve primeiramente flexibilizar seu corpo através das posturas (asanas), para preparar sua mente para atingir os níveis mais profundos da meditação.

O importante é iniciar a prática com a instrução correta, na Guyme Fitness possuímos diversas aulas que agregam corpo e mente, como Hatha Yoga e Ashtanga Yoga que seguem a filosofia do yoga e todos os princípios necessários para chegar a prática de meditação com eficiência.




Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *