Hatha, ashtanga, vinyasa: entenda as diferenças entre os tipos de yoga

Não é a toa que o yoga – filosofia que veio da Índia, ganha cada vez mais adeptos. Em linhas gerais, podemos dizer que o yoga deixa o corpo mais saudável e a mente mais tranquila. Estudos científicos já provaram também que, entre seus praticantes, há melhora na memória, redução no nível de estresse, diminuição do risco de doenças cardíacas, entre outros benefícios. E quem é que não quer tudo isso? Mas, antes de começar, é bom saber que existem várias linhagens e modalidades.

 

1. Hatha Yoga – trata-se do yoga clássico, que deu origem aos outros tipos. Cada aula possui diversas técnicas, entre meditação, exercícios de controle respiratório, posturas (asanas) e relaxamento, não necessariamente nessa ordem. Os movimentos são suaves, mas vigorosos, e o tempo de permanecia nos asanas é maior do que em outras modalidades. Seus principais benefícios são o de aumentar a concentração, trazer foco, ganho de equilibrio, força e alongamento. Também ajuda a promover autoconhecimento físico e mental, acalmar a mente e trazer bem-estar geral. Se está começando no yoga, essa é a melhor pedida.

 

2. Ashtanga Yoga – criado por K. Pattabhi Jois a partir de seu mestre, consiste em seis séries fixas de posturas. O aluno começa praticando a primeira série e vai evoluindo progressivamente. Existem dois tipos de aula: uma na qual o professor não dá comandos verbais, apenas ajusta as posturas (já que cada um conhece sua série), e outra em que o professor conduz os alunos, postura a postura. Essa é uma modalidade para quem gosta de disciplina, foco, concentração e não tem medo de suar, pois as sequências são dinâmicas e exigem bastante vigor físico. Uma das riquezas dessa pratica é a conexão constante com a respiração, contrações musculares e completo estado meditativo durante toda a prática.

 

3. Vinyasa Yoga – empresta do ashtanga o dinamismo e a intensidade, mas não possui séries fixas. O tempo de permanência nas posturas é mais curto do que no Hatha, o que resulta em aulas ritmadas e fluídas. As posturas, muitas vezes, criam sequências que até parecem coreografias, é preciso conhecer bem cada postura. Embora os objetivos não sejam o de emagrecer nem ficar “sarado” com a prática, os músculos tornam-se mais fortes e alongados, as articulações ganham resistência e pode até haver perda de peso.

 

Pronto, você já conhece um pouco de cada uma das modalidades de Yoga que a Guyme Fitness oferece, agora é só escolher a linhagem e modalidade que mais combina com você e estender o mat.

No Yoga tudo começa com a pratica física, aos poucos os alunos vão entendendo mais sobre a filosofia, disciplinas sociais e pessoais e vivenciando a transformação pessoal que a pratica promove.




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