Proteja sua saúde com a corrida

São inquestionáveis os benefícios dos exercícios físicos na promoção da saúde. Estudos publicados compararão a capacidade da corrida e da caminhada na redução a incidência de morte associada a todas as causas (diabetes, hipertensão, obesidade, câncer, etc).

Os pesquisadores concluíram que 5 minutos de corrida ou 15 minutos de caminhada proporcionam uma redução de aproximadamente 10% na mortalidade e ao se estender o tempo de atividade verificou-se que 25 minutos de corrida ou 105 minutos de caminhada reduziram 35% a mortalidade.

 

Corrida e a saúde mental

Independentemente da intensidade do exercício, os benefícios são proporcionados. O Instituto Karolinska, na Suécia, por exemplo, mostrou que a corrida tem impacto na superação do estresse e da depressão. Já um estudo da Universidade de West Michigan, nos Estados Unidos, indica que ela favorece a capacidade de processamento de informações.

Quando o organismo está estressado, os processos metabólicos no fígado convertem triptofano – aminoácido que auxilia na sintetização da serotonina (hormônio do prazer) – em quinurenina – enzima conhecida por causas os “tiques nervosos”. Algumas destas enzimas podem se acumular no cérebro e vêm sendo associadas à depressão, transtornos de ansiedade e esquizofrenia.

Durante a prática de exercícios, esta enzima se acumula nos músculos, sendo quebrada em moléculas que não podem entrar no cérebro. Portanto, exercitar os músculos “limpa a corrente sangüínea” desta substancia danosa que pode causar problemas à saúde mental.

 

Corrida e a saúde do coração

Os benefícios do treinamento de corrida, em especifico, proporcionam ao coração do corredor aumentar o débito cardíaco máximo. Este efeito decorre da adaptação progressiva do coração aumentando gradualmente o volume ejetado em cada batimento. Esta adaptação torna o coração uma bomba mais eficiente, proporcionando também o efeito mais evidente constatado em indivíduos treinados que é a redução dos batimentos cardíacos. O mesmo efeito observamos durante o repouso, quando os batimentos cardíacos do indivíduo treinado chegam a ter reduções bastante significativas.

Esta adaptação significa um grande benefício para a saúde do coração, e além de proporcionar a melhora do desempenho, também acena com uma distância mais longa na expectativa de qualidade de vida e longevidade.

Está esperando o que para iniciar os treinos de corrida ou dar uma boa caminhada após uma longa jornada de trabalho.

 

Na Guyme Fitness, contamos com uma aula específica para treinamento de corrida, exercícios focados e o grupo de corrida, venha experimentar e sinta todos os benefícios.




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