Musculação na prevenção e tratamento de lesões

O treino de musculação vai muito além da hipertrofia. A Guyme Fitness lhe apresenta outras funções importantes da musculação para a prevenção de lesões e reabilitação das mesmas.

Lesões em músculos, tendões, articulações, ligamentos e ossos que correm com facilidade no esporte ou no dia-a-dia, seja por desequilíbrio muscular, atrofia, encurtamento, uso excessivo, entre outros é um trabalho que o fortalecimento muscular obtido na musculação pode te preparar para que dessa forma o risco da lesão diminuir.

É importante ressaltar que cada caso é um caso. Pessoas que apresentam a musculatura abdominal e dorsal enfraquecida são mais propensas a desenvolver uma lesão nas costas ou um desvio de coluna, que poderá se tornar algo mais sério, apresentando artrose, hérnia de disco, entre outros, estes são problemas clássicos para quem fica horas na frente de um computador, por exemplo.

Na terceira idade é muito comum ver casos de lesões devido à osteoporose, atrofia muscular e perda de equilibrio, nesses casos a musculação auxilia com o aumento da massa óssea, fortalecimento e flexibilidade muscular.

Como obtemos esses resultados?

Com exercícios de resistência, força e proprioceptivos. Mulheres têm mais facilidade para desenvolver problemas no joelho e no tornozelo, primeiro por conta do ângulo entre o quadril e o joelho (conhecido como ângulo Q), e também pelos famosos saltos alto que não os deixam em uma posição anatomicamente correta. Mas, com exercícios de quadríceps e propriocepção o esforço durante o dia será suportado, consequentemente, evitando algumas lesões e dores nessas articulações.

 

Lesões vs reabilitação

Quando a lesão é grave, o tratamento começa com o fisioterapeuta, onde aos poucos os movimentos da articulação e/ou músculos lesados vão sendo recuperados. Após essa etapa ou quando a lesão não é tão grave, o tratamento continua com a musculação para que ocorra a recuperação da força perdida e do equilibrio muscular.

Se você vive fugindo da academia, é importante entender que ela pode ser muito útil à você. Por isso, é cada vez mais comum ver profissionais de fisioterapia dentro do ambiente de musculação. Com um trabalho mútuo a recuperação é mais rápida e segura.

Procure bons profissionais, porque apesar da musculação ser capaz de prevenir lesões ela também pode ser a causa, se não realizada corretamente.

 

Na Guyme Fitness contamos com profissionais motivados e qualificados para lhe entender com atendimento semi-personal na musculação que irá acompanhar todo o seu treino, reabilitação e irá auxiliar na prevenção de suas lesões, ainda, contamos com atendimento de fisioterapia esportiva, pronta para reabilitar suas lesões e auxiliar nos treinos de musculação.




Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *