Treinar queima gordura – e para onde vai essa gordura?

Não é segredo que a perda de gordura é uma obsessão moderna. O mundo da saúde está saturado com modelos de corpos bronzeados, assim como dietas da moda, medicamentos e fórmulas para emagrecer. Tudo soa atraente.

Surpreendentemente, uma das questões mais óbvias levantadas por toda essa fixação de perda de gordura nunca é abordada: quando ela sai de nossos corpos, para onde vai a gordura?

Se você não tem certeza, saiba que não está sozinho. Um estudo de 2014 mostrou que, quando se trata de perda de gordura, até mesmo os profissionais da área da saúde ficam confusos. Dos 150 médicos, nutricionistas e personal trainers, apenas três deram a resposta correta.

Alguns acreditavam que a gordura se transformava em músculo, ou que ela deixava o corpo através do cólon. Outros pesquisados acreditam que a gordura foi convertida em energia e eliminada através do calor (sem dúvida, baseada na hipótese do gasto calórico). O problema é que isso desobedeceria a uma lei fundamental das reações químicas, conhecida como a conversão da matéria (ou massa) que afirma que a mesma quantidade de matéria provem de uma reação que entra nela, ou seja não desaparece simplesmente.

Simplificando, o tecido adiposo é cheio de lipídios – compostos que armazenam energia. Mesmo que esses compostos sejam quebrados e gerem calor, você ainda tem o mesmo número de átomos com os quais começou.

Então, para onde vai a gordura?

A resposta provavelmente está acontecendo com você agora. A verdade é que a gordura é convertida em dióxido de carbono e água. Você literalmente respira a maior parte disso. Quando você começa a ficar com pouco combustível o corpo produz um hormônio que, quando misturado com oxigênio, quebra a gordura para usar sua energia. Quando a gordura é metabolizada, ela precisa ir a algum lugar. Uma vez convertido em dióxido de carbono e água, mais de 80% de cada medição de gordura deixa o corpo como CO2. O resto é liberado como suor e urina.

Quando você se envolver em qualquer tipo de exercício físico, no entanto, a taxa metabólica do seu corpo aumenta significativamente. Assim, um treino de intensidade mais alta produzirá mais queima de energia, ou seja mais gordura será expelida.

Agora que você já sabe o que acontece com a gordura do seu corpo, vamos começar uma rotina de treinos. Conheça nossas modalidades e agende já uma aula experimental:

Modalidades




Comments (2)
  1. Reliableonlinepharmacy Reply

    Newguyme, thank you for this post. Its very inspiring.

  2. Fátima Guedes Reply

    Que boa explicação tive aqui nessa matéria, obrigada. Muitas vezes busco aprender sobre esse assunto mais são poucos que conseguem passar com tanta clareza de detalhes e riqueza de conteúdo.


Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *